13 maio, 2015

Descoberta e Formação de Novos Valores - Encerramento do 1º Módulo



Trocas intensas e aprendizado mútuo, um misto de cores e sentidos postos a disposição de quem se predispôs a se reinventar enquanto artista, ou se descobrir enquanto cidadão. Assim se deu o primeiro módulo do projeto ÓI NÓIZ AKÍ/ Descoberta e Formacão de Novos Valores, projeto selecionado no Edital de Ocupação dos CEUS DAS ARTES, lançado pelo Ministério da Cultura – MinC, através da Fundação Nacional de Arte – FUNARTE, e que através da Prefeitura Municipal de Macapá – PMM e sua Fundação Municipal de Cultura – FUMCULT, iniciou suas atividades em caráter experimental, ampliando o atendimento projetado anteriormente, e estendendo as atividades empreendidas.
As armas utilizadas? O circo, a dança, o teatro e a música! Pois foram apresentados enquanto necessidades básicas para evolução da sociedade contemporânea, evidenciando a cultura e as artes enquanto vetores de desenvolvimento econômico e, acima de tudo, social. Na ocasião, o staff do Ói Nóiz Akí, fez questão de enfatizar a importância da cultura na construção da sociedade que almejamos, propondo reflexões acerca dela enquanto direito cidadão.
Foram três meses de cumplicidade total entre nossos artístas e a sociedade de entorno do CEU DAS ARTES, alguns, sem qualquer contato prévio com as linguagens artísticas servidas a eles gratuitamente. Neste período, acreditamos ter atuado em duas direções, uma que visa a formacão de consumidores em potencial para bens, produtos e serviços culturais, e outra que prega a arte enquanto instrumento libertário de corações, corpos e mentes, uma arte que nos ajude a reconstruir o desgaste natural que este plano passa, elevando espiritualmente seus adeptos.
Em agradecimento às incontáveis sensações vivenciadas neste período, choros e risos, tragédias e comedias diárias, faremos uma demonstração técnica dos conteúdos socializados ou descobertos em nossas oficinas praticas no sábado (16/05) às 18:00 horas na Quadra Poliesportiva do CEU DAS ARTES. Em uma hora de ação, os alunos de Sandro Brito, instrutor da oficina de circo, Maycon Rigor, instrutor da oficina de dança, Cléverson Baía, instrutor da oficina de música e Sabrina Zahara/ Maurício Maciel, instrutores da oficina de teatro, apresentarão através de seus cumplices, comparsas, ou como queiram chamar, suas novas descobertas/ impressões sobre um universo paralelo, somente possível visualizar em circunstâncias onde a cultura e as artes ainda causam estranhamento, estranhamento este que se converteu em, encantamento, e que hoje se vestiu de estética para ser apresentado a sociedade em geral.
         Todos são nossos convidados para compartilhar este momento de inquietação intelectual, ou quem sabe, emancipação social! Arte publica e Cidadania Cultural são nossas bandeiras!
Evoé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário