27 março, 2017

25 de Março - Enfim, 18 Anos!

Chegar a maturidade é motivo de orgulho e profunda reflexão! Orgulho pelos 18 (dezoito) anos de sobrevivência, e reflexão sobre as pedras encontradas no caminho, e os artifícios utilizados para superá – las, pautados pelo respeito ao publico que nos acompanha, e ao próximo SEMPRE!
Após anos tentando compreender a cultura e as artes dissociadas do advento de uma missão em plano terrestre, nos encontramos na fase de contemplação das mesmas em suas dimensões simbólicas, cidadãs e econômicas, entendimento este que tende a acelerar o processo de profissionalização da arte que experimentamos enquanto coletivo de empreendedores culturais. Com o passar dos anos, as inquietações e, conseqüentemente, as assombrações foram aumentando, fazendo – nos repensar sobre o que havia posto à mesa: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (5x), Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2x), Prêmio Agente Jovem de Cultura (3x), Prêmio Funarte de Arte na Rua, Prêmio Leitura para Todos – DLLLB/ MinC (Parceria com o Ponto de Leitura Encanto dos Alagados), Edital Funarte de Ocupação dos Ceus das Artes, Criança Esperança – Rede Globo/ UNESCO e Prêmio Comunidades Duráveis - ADAP.
Todas as conquistas citadas permitiram uma aproximação mais rápida de nossos objetivos, enquanto artistas e cidadão que somos, porém, a inquietação persiste, não conseguimos efetivar uma pesquisa de linguagem que nos identifique, que evidencie nosso teatro de grupo, assim, nossos últimos anos foram marcados como produtora de arte, demonstrando-nos possibilidades reais de sobrevivência, num Estado onde as políticas publicas voltadas ao fazer cultural estão a chegar com um atraso mínimo de 15 (quinze) anos. Tais produções trouxeram a reboque nosso aperfeiçoamento técnico, e isso muito nos orgulha. Ter no Hal de amigos e parceiros que já contribuíram com nossa formação Amir Hadad, Carlos Simioni e Guti Fraga, grupos como Maria Cutia e Luna Lunera de Minas Gerais, Criaturas Alaranjadas do Distrito Federal, Destemperados Teatro e Cinema e Grupo Manjericão do Rio Grande do Sul, Circo Teatro Éramos Três do Paraná, Trip Teatro de Animação e Esfera Produções Artísticas de Santa Catarina, M’Boitata do Mato Grosso, Cia. Cangapé, Cia. Êta Nós..., Grupo Eureca, Grupo Cena Aberta, Grupo Língua Solta e Grupo Bote Fé do Amapá, fazem valer cada passo, cada canelada, cada lágrima! Desculpe se esquecemos de alguém! Se não constam aqui no texto, de certo em nossos corações CONSTA! Nossos sinceros agradecimentos a todos os artistas e técnicos que já emprestaram sua sensibilidade para nossas produções, não os cito para não se ingrato esquecendo alguns, pois são tantos!
Um salve ao Coletivo de Artístas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá – CAPTTA, a Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, a Rede Nacional de Teatro Infantil – RENATIN, a Rede de Teatro da Floresta, ao Palco Fora do Eixo – PFdE, a Cooperativa Brasileira de Circo e a todos aqueles que ainda acreditam no poder transformador de realidades e futuros da arte.

Aos meus meliantes favoritos: Adriana Rodrigues, Maurício Maciel, Sabrina Zahara, Cléverson Baía, Osvaldo Simões, Bruno Nunes e Josaphat Barbosa, ficam meus agradecimentos de coração pela cumplicidade, por vezes, só conhecida na última hora!
Valeu mesmo! Sucesso e vida longa pra nós! Inquietações e assombrações sempre!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário